De acordo com MORAN (Para onde caminhamos na educação - José
Manuel Moran,) Para onde
caminhamos na educação:
“Todas as sociedades educam, transmitem seus valores tradicionais e uma visão
de futuro. Como será feito isto concretamente daqui a vinte ou trinta anos, não
o sabemos.” (Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/caminhamos.pdf,
acesso em julho/2012).
Ou seja, de acordo com
o pensamento acima, fica evidente que cada sociedade transmite seus valores, e
que tais valores são frutos de nossa tradição. Diante disso, como vivemos em
uma sociedade altamente capitalista, os valores obviamente obedecem ao
pensamento capitalista. Portanto, a família e a escola, assim como os diversos
segmentos de uma sociedade obedecem a essa concepção.
Logo, os cidadãos de
nossa sociedade consideram-se felizes quando conseguem atender aos requisitos
dessa sociedade. Nesse sentido, somos ensinados a querer o carro, a casa, a
roupa que o sistema capitalista impõe como norma, como padrão. Além disso,
queremos ter a profissão valorizada pelo capitalismo. Ou seja, queremos status,
queremos ter o título de doutor (médico, advogado, engenheiro, etc.).
Por isso, a sociedade
vive no paradigma de estar preocupada em manter os padrões do sistema capitalista
e está se esquecendo de transmitir valores aos indivíduos. Talvez esses valores
estão sendo até transmitidos; no entanto, não da maneira correta.
Quando menciono
valores, enfatizo o valor à família, à honestidade e à vida. Precisamos
discutir mais esses conceitos e esses conhecimentos.
Nossas escolas transmitem
muito bem os conteúdos curriculares. No entanto, precisamos valorizar mais os
valores supracitados e formar cidadãos verdadeiramente cônscios de seus
direitos e cumpridores de seus deveres. Essa é nossa principal tarefa para este
século, bem como para os tempos vindouros.
Diante de tudo isso, se
nenhuma mudança for concebida em nossa concepção de mundo, o futuro de nossa
sociedade será obscuro e caminharemos decididamente para o caos.
É
o que penso.
Gilberto Nunes Melo
Laranja da Terra/ES
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